Pais heróis

As relações saudáveis se constroem na base da verdade.

Não devemos nos envergonhar de dizer aos nossos filhos que algumas vezes estamos inseguros, com medo e até que erramos, e pedirmos desculpas se necessário for. Somos gente, e gente  erra, ama, pede desculpas e caminha.

O filho não deixará de respeitar os pais por isso, ao contrário, ele os admirarão por serem verdadeiros, por sentir que são de carne, osso, possuem virtudes e imperfeições, assim como ele.

Os pais, na maioria das vezes, são vistos pelos pequenos, como heróis, e essa visão é importante para a formação dos valores do indivíduo, pois os heróis possuem características e valores tidos como modelo a ser seguido: são honestos, altruístas, generosos, etc.

É também através dos heróis que a sociedade reproduz  valores considerados importantes tanto numa dada época ou região, quanto valores mais universais (como auto-sacrifício pelo bem de todos, a busca da preservação da espécie humana e outros) .

O símbolo herói tem um conjunto de valores considerado importante, mas apesar dos pais carregarem esse símbolo, na realidade são seres humanos e como tais também erram, não são perfeitos.

 

Essa imperfeição deve ser discutida junto aos filhos, para que os mesmos possam refletir sobre ela, fazendo com que, em determinado momento, algumas atitudes possam até ser revistas.

A verdade e a reflexão mútua aproximam pais e filhos.

 

Os pais devem trazer consigo o símbolo do herói, mas se relacionarem com os filhos como seres mortais, ou seja, sem o poder dos heróis.


                           Simone Estácio

Data: 07/11/2016

Voltar

Facebook Rádio Matraca

Colégio REZENDE REZENDE

2016 | Todos os direitos reservados

Rua Floriano Peixoto, 27, CEP 12308-030 | Centro - Jacareí, SP
Tel: (12) 3954-3910 | E-mail: contato@rezenderezende.com.br

EmpresasVALE Sites & Cia